terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projetando o site do Liberato: um pouco de teoria... PARTE 2

O que está sendo publicado aqui foi retirado do seguinte material: Etapa 1- FundamentosMódulo 4 - Design e Usabilidade - Formação Continuada Midías na Educação Mídia Informática, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo4/tutoriais/fundamentos/fundamentos.pdf


Parte 2 - DESIGN E ERGONOMIA

De modo geral, podemos dizer que design é todo o processo de projeto de um produto. Tudo que fazemos para preparar uma aula é um design da aula, isto é, um projeto que resulta num produto. Uma apostila, cartazes, sites, apresentações diversas, ilustrações, interfaces, um plano de aula, são produtos de um design pedagógico. Então, por definição, podemos dizer que design é todo o processo lógico e criativo desenvolvido para elaboração, execução e instalação de um produto. O design sempre lida com três tipos de conhecimentos básicos: sobre o usuário (ser humano), sobre os meios utilizados para a realização de uma
tarefa (tecnologias, máquinas e métodos) e sobre o contexto sócio-cultural do meio no qual o usuário vá realizar a tarefa. Assim, existem algumas questões importantes a serem levantadas. 

Então, quando estamos projetando a interface para um objeto de aprendizado, estamos projetando o trabalho - e é claro que queremos que este trabalho seja confortável, fácil de realizar e que atinja seus objetivos.

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