segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Projetando o site do Liberato: um pouco de teoria... PARTE 5


O que está sendo publicado aqui foi retirado do seguinte material: Etapa 1- FundamentosMódulo 4 - Design e Usabilidade - Formação Continuada Midías na Educação Mídia Informática, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo4/tutoriais/fundamentos/fundamentos.pdf


ADAPTABILIDADE
Este critério é relacionado ao fato de que podemos fazer as mesmas tarefas de diferentes formas. Pode-se, por exemplo, imprimir um arquivo teclando “Ctrl+P”, ou clicando no ícone de impressora disponível da interface, ou ainda, abrir um menu de opções onde existe o comando “Imprimir”. Quando um software permite isso, está possibilitando aos usuários de diferentes níveis de experiência a “customização” ou “personalização” da interface.

GESTÃO DE ERROS
A interface deve prever alertas aos usuários, quando estes entram com dados inadequados. Por exemplo, para um campo de data de aniversário que somente aceita números e ocorre de o mês ser digitado com palavras, o software deve avisar que somente é permitido caractere numérico. Este requisito é mais relacionado a interações com grande entrada de dados. No entanto, vários editores de texto utilizam este artifício, quando sublinham uma palavra incorreta e perguntam se você quer corrigí-la.

HOMOGENEIDADE/COERÊNCIA
A homogeneidade é uma característica relacionada à identidade visual, textual e de estilo de navegação, que são percebidos quando temos interfaces que apresentam determinado padrão estético. Uma maneira fácil de identificar este padrão é quando vamos “fechar uma janela” no Windows e sempre encontramos o ícone com um “X” no canto direito superior da janela. Assim, o posicionamento dos ícones, barras de ferramentas, utilização de cores no fundo de tela e demais áreas, devem obedecer a um padrão mínimo para que o usuário se oriente, execute mais rápido suas ações e não tenha a impressão de que, de uma hora para outra, tudo mudou e “parece” que está em outro software.

SIGNIFICADO DOS CÓDIGOS
Aqui entramos numa área importante de comunicação visual. Se você vai fazer uma interface para quem está acostumado a pintar, então as ilustrações de pincéis, palhetas de tintas ou degradês, usadas em ícones de um editor de imagem, vão ser bem significativas e representar claramente a ação a ser executada quando o ícone for clicado. Quanto mais universal for o significado das figuras utilizadas para formar a interface, mais abrangente será o público a ser atingido. É claro que, nestes casos, temos que observar bem a especificidade dos perfis dos usuários a serem atendidos, principalmente quanto à cultura e aspectos histórico-sociais que identificam seu universo de significados conhecidos.

COMPATIBILIDADE
Quando estamos digitando um texto e podemos visualizar como ele ficará na impressão, estamos utilizando um tipo de compatibilidade que é a de formato. Significa que o que vemos na tela está compatível ou correspondente com o que sairá na impressora. Outra forma de compatibilidade importante é que seja respeitada a maneira com que o usuário está acostumado a realizar uma tarefa. Significa que, se você está acostumado a criar suas aulas com textos, imagens, colagens e esboços quando o faz sem computador, então o seu software ideal será aquele que permita o uso de texto e imagem simultaneamente. Logo, estamos compatibilizando a sua forma de fazer aulas no papel com a forma de fazê-las no computador. A partir destes conhecimentos sobre ergonomia e usabilidade, vamos começar a ver como podemos dar solução aos problemas de projeto. Passaremos, no próximo módulo, a estudar como as partes que compõem uma interface se organizam e quais as qualidades a serem observadas em cada uma destas partes. Enfatizaremos a “Linguagem Visual”, porque ela é predominante na interface humano-computador. Obviamente, as outras formas de linguagem, como a verbal, são de fundamental importância, mas já estamos mais acostumados a produzí-las. No entanto, você vai ver que é possível traçar um paralelo entre as diferentes linguagens e utilizá-las de forma clara e eficiente numa interface de alta qualidade.

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