O que está sendo publicado aqui foi retirado do seguinte material: Etapa 1- FundamentosMódulo 4 - Design e Usabilidade - Formação Continuada Midías na Educação Mídia Informática, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo4/tutoriais/fundamentos/fundamentos.pdf
ADAPTABILIDADE
Este critério é relacionado ao fato
de que podemos fazer as mesmas tarefas de diferentes formas. Pode-se, por
exemplo, imprimir um arquivo teclando “Ctrl+P”, ou clicando no ícone de
impressora disponível da interface, ou ainda, abrir um menu de opções onde
existe o comando “Imprimir”. Quando um software permite isso, está
possibilitando aos usuários de diferentes níveis de experiência a
“customização” ou “personalização” da interface.
GESTÃO
DE ERROS
A interface deve prever alertas aos
usuários, quando estes entram com dados inadequados. Por exemplo, para um campo
de data de aniversário que somente aceita números e ocorre de o mês ser
digitado com palavras, o software deve avisar que somente é permitido
caractere numérico. Este requisito é mais relacionado a interações com grande
entrada de dados. No entanto, vários editores de texto utilizam este artifício,
quando sublinham uma palavra incorreta e perguntam se você quer corrigí-la.
HOMOGENEIDADE/COERÊNCIA
A homogeneidade é uma característica
relacionada à identidade visual, textual e de estilo de navegação, que são
percebidos quando temos interfaces que apresentam determinado padrão estético.
Uma maneira fácil de identificar este padrão é quando vamos “fechar uma janela”
no Windows e sempre encontramos o ícone com um “X” no canto direito superior da
janela. Assim, o posicionamento dos ícones, barras de ferramentas, utilização
de cores no fundo de tela e demais áreas, devem obedecer a um padrão mínimo
para que o usuário se oriente, execute mais rápido suas ações e não tenha a
impressão de que, de uma hora para outra, tudo mudou e “parece” que está em
outro software.
SIGNIFICADO
DOS CÓDIGOS
Aqui entramos numa área importante
de comunicação visual. Se você vai fazer uma interface para quem está
acostumado a pintar, então as ilustrações de pincéis, palhetas de tintas ou
degradês, usadas em ícones de um editor de imagem, vão ser bem significativas e
representar claramente a ação a ser executada quando o ícone for clicado.
Quanto mais universal for o significado das figuras utilizadas para formar a
interface, mais abrangente será o público a ser atingido. É claro que, nestes
casos, temos que observar bem a especificidade dos perfis dos usuários a serem
atendidos, principalmente quanto à cultura e aspectos histórico-sociais que
identificam seu universo de significados conhecidos.
COMPATIBILIDADE
Quando estamos digitando um texto e
podemos visualizar como ele ficará na impressão, estamos utilizando um tipo de
compatibilidade que é a de formato. Significa que o que vemos na tela está
compatível ou correspondente com o que sairá na impressora. Outra forma de
compatibilidade importante é que seja respeitada a maneira com que o usuário
está acostumado a realizar uma tarefa. Significa que, se você está acostumado a
criar suas aulas com textos, imagens, colagens e esboços quando o faz sem
computador, então o seu software ideal será aquele que permita o uso de texto e
imagem simultaneamente. Logo, estamos compatibilizando a sua forma de fazer
aulas no papel com a forma de fazê-las no computador. A partir destes
conhecimentos sobre ergonomia e usabilidade, vamos começar a ver como podemos
dar solução aos problemas de projeto. Passaremos, no próximo módulo, a estudar
como as partes que compõem uma interface se organizam e quais as qualidades a
serem observadas em cada uma destas partes. Enfatizaremos a “Linguagem Visual”,
porque ela é predominante na interface humano-computador. Obviamente, as outras
formas de linguagem, como a verbal, são de fundamental importância, mas já
estamos mais acostumados a produzí-las. No entanto, você vai ver que é possível
traçar um paralelo entre as diferentes linguagens e utilizá-las de forma clara
e eficiente numa interface de alta qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário