segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Projetando o site do Liberato: um pouco de teoria... PARTE 3

O que está sendo publicado aqui foi retirado do seguinte material: Etapa 1- FundamentosMódulo 4 - Design e Usabilidade - Formação Continuada Midías na Educação Mídia Informática, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo4/tutoriais/fundamentos/fundamentos.pdf


ERGONOMIA E USABILIDADE
  
No aspecto mais técnico, é incluído, na ergonomia, o conceito de usabilidade. A usabilidade é uma abordagem importante na análise ergonômica, no caso de análise de requisitos que dizem respeito ao uso (ação do usuário) e utilidade (propriedades da ferramenta pertinentes ao trabalho). Deve ser vista como regra no contexto de um projeto caracterizado como ergonômico. Portanto, a usabilidade não deve ser confundida com a ergonomia, pois a ergonomia é uma disciplina que contém ferramentas cognitivas (técnicas analíticas, projetivas e abordagens) e utiliza-se da usabilidade como conjunto de conhecimento, regras e normas para análise e validação de requisitos relacionados ao uso de uma interface.  Há outros requisitos, como os estéticos, por exemplo, que não são necessariamente abordados no contexto da usabilidade; costumam ter referência pela ergonomia e principalmente pelo design gráfico.

Conceitualmente, a usabilidade tem sido um termo de compreensão comum e de concordância  entre  designers,  ergonomistas  e  desenvolvedores  de  objetos  de aprendizagem, quanto a ser uma meta indispensável a um sistema interativo. É vista, de modo geral,  como a propriedade que os produtos  têm de  serem  fáceis de usar e aprender. Ela é aplicada aos produtos, por isso é uma característica passível de medida e formalização quanto a  requisitos e  formas de análise. As definições e elementos da usabilidade esclarecem para o designer os pontos-chave a serem observados. Para efeito de definição de conceitos a serem utilizados neste texto, apresentar-se-ão abaixo as definições de termos a partir da  NBR  (9241-11:2002, p.2) de  referência:

Ø      Usabilidade:  medida  na  qual  um  produto  pode  ser  usado  por  usuários específicos  para  alcançar  objetivos  específicos  com  eficiência,  eficácia  e satisfação em um  contexto específico de uso.
Ø      Eficácia: acurácia e completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos.
Ø      Eficiência:  recursos gastos em  relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos.
Ø      Satisfação: ausência de desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto.
Ø      Contexto de uso: usuários, tarefas e equipamentos (hardware, software e materiais), e ambiente  físico e  social no qual o produto é usado.
Ø      Sistema de trabalho: sistema composto de usuários, equipamentos,  tarefas e o ambiente  físico e  social  com o propósito de alcançar objetivos  específicos.
Ø      Usuário: pessoa que  interage  com o produto.
Ø      Objetivo:  resultado pretendido.
Ø      Tarefa:  conjunto de ações necessárias para alcançar um objetivo.
Ø      Produto: parte do equipamento (hardware, software e materiais) para o qual a usabilidade é especificada ou avaliada.
Ø      Medida: valor  resultante da medição e o processo usado para obter  tal valor.

Estes conceitos são componentes de uma estrutura que permite medir e especificar a usabilidade a partir da identificação dos objetivos e decomposição da eficácia, eficiência e satisfação,  e  os  componentes  do  contexto  de  uso  em  subcomponentes  com  atributos mensuráveis e verificáveis. A figura a seguir está representando o relacionamento entre os componentes da usabilidade:

Observa-se que, para especificar ou medir a usabilidade,  faz-se necessário  saber:
Ø      quais os objetivos pretendidos  com o produto?
Ø      qual  a  descrição  dos  componentes  do  contexto  de  uso,  com  detalhes suficientes para  representar os aspectos  relevantes do contexto, como condições de uso de um jogo, tipo de computador utilizado, local onde o usuário utiliza a interface,  condições  físicas, ambiente,  iluminação, etc.?
Ø      quais os  valores  reais  ou  desejados  de medidas  de  eficácia,  eficiência  e satisfação no uso do produto? Esses valores podem ser objetivos ou subjetivos, de acordo com o contexto, o produto e a possibilidade de resposta do usuário em ensaio de usabilidade. Podem ser obtidos por observação do usuário enquanto utiliza o produto ou entrevista direta e observação dos resultados da ação do usuário junto à interface.

Outra  forma  de  identificar  as  qualidades  relativas  à  usabilidade  de  um  produto interativo,  como  os  utilizados  na  nossa  área,  é  observar  as  qualidades  ergonômicas propostas pelo  Instituto Nacional  de Pesquisa em  Informática e Automação, o  INRIA  (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) da França.

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