Olá queridos alunos, segue o resumo de um material bem bom que tive no meu curso de especialização em Mídias na Educação que irá vos ajudá-los no nosso projeto de site.
O que está sendo publicado aqui foi retirado do seguinte material: Etapa 1- FundamentosMódulo 4 - Design e Usabilidade - Formação Continuada Midías na Educação Mídia Informática, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo4/tutoriais/fundamentos/fundamentos.pdf
Parte 1 - INTERFACES
Você já se imaginou usando o computador sem teclado? Realmente, seria muito difícil escrever e usar os softwares. Para permitir nossa comunicação com os equipamentos informatizados, ou uso destes equipamentos para nos comunicarmos com outras pessoas, os designers desenvolveram 'interfaces', como o teclado, o mouse, o vídeo, que são nossos 'mediadores'. Da mesma forma, numa televisão ou outros aparelhos eletrônicos, as interfaces permitem ligar e desligar, regular intensidades, como de volume, luz, contraste, entre outros.
Até agora falamos de interfaces táteis, como botões que apertamos com os dedos; isso é bem simples, mas é muito importante para definir esse tipo de interface. Por outro lado, temos interfaces como a sonora e a visual. O som que o computador faz quando é ligado ou desligado é uma interface sonora; tudo o que você vê na tela enquanto está navegando na internet, por exemplo, é interface gráfica. Se o computador emitisse cheiro, então teríamos uma interface olfativa e assim por diante. Então, quando estamos falando de design de interface, consideramos todas estas formas de mediadores num contexto que chamamos Interface Humano-Computador ou IHC.
A comunicação interativa entre o computador e o usuário
Quando estamos interagindo com a interface do nosso computador, quase sempre estamos fazendo uma atividade para ter um resultado previamente estabelecido. Este resultado pode ser a solução de uma equação, a resposta de uma escolha em um jogo ou simplesmente a redação de um texto. Nestas atividades, existe interatividade entre o computador e o usuário, envolvendo alguns processos específicos.
No computador podemos ver a ativação como sendo a recepção do clique de um mouse; o processamento, como o que o programa faz a partir do clique; a codificação, como organização da informação que será emitida no vídeo, na forma da mudança de uma janela ou na caixa de som, emitindo música, por exemplo. Já para o usuário, estaremos nos envolvendo com os sistemas perceptivos humanos. Quando recebemos uma informação visual pela tela do computador, a recepção é feita pelo aparelho visual; a decodificação é um processo mental relacionado ao reconhecimento da imagem; a significação é o que permite a compreensão; a açãoé fruto da decisão tomada para continuar a interatividade.
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